Redação
O Centro Universitário do Vale do Araguaia (Univar) anunciou, nesta sexta-feira (18), que o Ministério da Educação (MEC) autorizou o primeiro curso de medicina em Barra do Garças (MT). A portaria, publicada no Diário Oficial da União, abre 49 vagas para o curso, com inscrições para o vestibular disponíveis a partir do dia 2 de novembro. As aulas estão programadas para começar em 11 de novembro.
A novidade foi divulgada durante uma coletiva de imprensa realizada pelo reitor da Univar, Marcelo Soler, ao lado do prefeito da cidade, Adilson Gonçalves. "O curso de medicina era um sonho para Barra do Garças, uma cidade que já é um polo de saúde na região do Araguaia", destacou o reitor. Soler ressaltou que a instituição está pronta para o novo desafio, com coordenadores, médicos especialistas e doutores já contratados, além de uma infraestrutura adequada para atender aos estudantes.
Para o prefeito Dr. Adilson, a conquista representa um marco para o município, especialmente após mais de 10 anos de esforços para trazer o curso. “O curso de medicina vai fortalecer Barra do Garças como um importante polo de saúde. Temos que pensar grande, em um Hospital Regional, melhorar as estruturas, e isso vai beneficiar toda a região", afirmou.
Investimentos e adequações na saúde local
O processo de autorização do curso contou com o apoio de diversos setores, incluindo investimentos na infraestrutura do Univar e melhorias nas unidades de saúde de Barra do Garças. Entre essas melhorias está a reforma e ampliação do Hospital Municipal Milton Pessoa Morbeck, fruto de um convênio de cerca de R$ 6 milhões entre a prefeitura e o Governo do Estado, além de uma emenda parlamentar do senador Wellington Fagundes.
A autorização do curso veio após uma visita in loco da comissão do MEC em setembro do ano passado, que avaliou toda a estrutura da instituição. O Univar recebeu um conceito final de 4,44 (em uma escala de 1 a 5), consolidando a qualidade da infraestrutura e dos serviços prestados para a implantação do curso de medicina.
A chegada do curso de medicina é vista como um fator de desenvolvimento econômico e social para Barra do Garças, com potencial de atrair estudantes e investimentos, além de impulsionar ainda mais o setor de saúde na região.
Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !